Blog Esalqueanos

Um try da ESALQ (Capão; F85)

22/05/2022 - Por roberto arruda de souza lima
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3113 views 20 Gostei 0 Não gostei

No rugby, quando um jogador ultrapassa a linha de fundo" e apoia a bola contra o solo é anotado um try, que vale 5 pontos, o lance de maior pontuação. Mal comparando, uma cesta de três pontos no basquete.

O marco histórico do rugby em Piracicaba é considerado o ano de 1976, quando Madalena (F79) iniciou o primeiro treino dentro do Campus. Com a denominação Rugby Luiz de Queiroz foram várias conquistas. Em 1997 surgiu o time feminino, mantendo a tradição que vinha sendo escrita. O sucesso do time fez com que, já neste século, não esalqueanos também passaram a participar das atividades. Essa expansão provocou a mudança de nome para Piracicaba Rugby e a fundação da Associação Piracicaba Rugby em 2016. Com a conquista do campeonato da série D em 2019, obteve acesso à série C do campeonato Paulista. O sucesso do rugby piracicabano não se limita ao coletivo, também há destaques individuais. Por exemplo, a atleta Fernanda Godoi recentemente foi convocada para compor o time das Yarinhas (divisão de base da seleção brasileira feminina).

O rugby piracicabano, nascido na ESALQ, vinha treinando na área do Tiro de Guerra, mas a partir deste semestre, retornou para sua casa. Os treinos agora acontecem na Seção de Práticas Esportivas do Campus "Luiz de Queiroz".  Treinos esses que contam tanto com esalqueanos quanto não esalqueanos. E nesse momento que destaco o try anotado pela ESALQ, a integração da USP com a sociedade, com o município.

Muitas vezes acusada de ser uma torre de marfim, isolada da sociedade, a USP através do esporte mostra como essa integração acontece e deve ser incentivada. O esporte bruto praticado por cavalheiros e damas é praticado por crianças e adultos dentro do campus gerando inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Sugiro a leitura do texto disponível em https://libertyrugby.org/2016/12/23/15-reasons-children-play-rugby/ para confirmar a importância desse esporte.

Através do rugby, a ESALQ abraçou a sociedade e foi acolhida por ela. Bom para ambas. Que o exemplo dado pelo Rugby Piracicaba seja seguido por muitos.

Como o artista, a ESALQ tem que ir onde o povo está.

PUBLIQUE NO BLOG!