Blog Esalqueanos

Plantas e Flores no estado do Ceara (Kmikze; F90)

10/04/2018 - Por roberto jun takane
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

7999 views 3 Gostei 0 Não gostei

Dentro da Universidade Federal do Ceara, existe um pequeno projeto de extensão denominado CEFLOR (Centro de estudos em Floricultura), coordenado pelo professor Roberto Jun Takane (KMKZ/ESALQ 1990). Este projeto, tem um braço no sertão, onde uma comunidade (Tejucuoca-CE) produz mini cactos e suculentas em vasos, que se transformam em trabalho e renda, além disso, este projeto realiza mensalmente oficinas de cultivo de plantas com o intuito de levar para o público interessado, informações sobre o cultivo das plantas.

Kmikze1.jpeg

O tema das oficinas é diverso, dentro da atuação do projeto, entre eles: Cultivo de Condimentos em vaso, Cactos, Plantas Suculentas, Orquídeas, Rosa do Deserto, Plantas do interior, Hortaliças em vasos, Terrarios, e outros títulos. Mas o objetivo principal destas oficinas e’ a arrecadação de alimentos que são destinados a entidades que auxiliam as pessoas necessitadas. Entidade como o “Menino Jesus”, que abrigam meninos com câncer do norte e nordeste do Brasil, “Lar Torres de Melo” que abrigam velhinhos e velinhas abandonadas, “Lar Três Irmãs”, “Projeto e orfanato Joaozinho” e outras que recebem os alimentos arrecadadas com a inscrição destas oficinas.

Kmikze3.jpeg

Em 2017, foram arrecadadas mais de 3.700 kgs de alimento. O projeto desde o seu incio já arrecadou mais de 9 toneladas de alimentos, em 2018, fecharemos a marca das 10 toneladas de alimentos.

Kmikze6.jpeg

Além deste feito, nestas oficinas são vendidos os mini-cactos e suculentas dos projetos na qual orientamos, e o recurso e’ integralmente destinado a comunidade produtora destas.

O projeto conta hoje com o Prof. Takane, 1 técnico, 5 estagiários, 26 Voluntários, Uma Casa de vegetação de 400 m2, um cactario de 30 m2 e uma área de 300 m2 de telado, além de um laboratório de Pesquisa em Floricultura. O projeto fica em Fortaleza-CE, UFC campus do Pici, e na comunidade Riacho das Pedras em Tejucuoca-CE (145km de Fortaleza-CE).

Biografia: Roberto Jun Takane (Kmkze/1990), filho de produtor rural, formou-se como Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP em 1990. Mestre em Fisiologia e Bioquímica na mesma instituição, Doutor em Agronomia pela FCAV-UNESP/Jaboticabal e Pos-Doc pela University of Florida. Atualmente é professor Associado pela Universidade Federal do Ceara com as cadeiras de Floricultura e Cultivo Protegido. Autor de nove livros técnicos na área de floricultura e diversos artigos científicos. Contato: robertotakane@ufc.br e Facebook/Instagram: Orquidario UFC

CACTOS E SUCULENTAS.jpg Capa livro ORQUIDEAS - fechado.jpg Capa livro tecnicas de substratos.jpg

PUBLIQUE NO BLOG!