Blog Esalqueanos

Hábitos - A diferença entre o sucesso e o fracasso ( Xitus, F2006)

11/08/2018 - Por carolina magnabosco
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4960 views 1 Gostei 0 Não gostei

Quantas vezes na semana você "não consegue" acordar na hora planejada? No fim da semana, quantas atividades que deveriam ter sido feitas já algum tempo foram adiadas novamente? Há quanto tempo você vem procrastinando coisas que fariam total diferença em sua vida, mas você "não tem tempo"? Por que, mesmo sabendo que é importante, não fazemos o que devia ser feito?

Simplesmente porque não querermos! Simplesmente porque não treinamos nosso cérebro a entender que aquilo precisa ser feito! Simplesmente porque não conseguimos visualizar forte e verdadeiramente as recompensas que aquela atividade vai nos trazer! Porque não temos disciplina! Porque nos autossabotamos o tempo todo!

Como queremos ter sucesso, atingir nossos objetivos, se não conseguimos nem vencer o despertador?! Como queremos mudar nossa vida se não conseguimos nem arrumar nosso quarto?! Sucesso tem a ver com decisão e disciplina!

Criar hábitos é tomar decisões e realizá-las todos os dias! Então o que determina o sucesso são os bons hábitos que eu cultivo? Sim, com certeza! Com o tempo, que segundo pesquisas, é de 21 dias, você consegue programar e/ou reprogramar seu cérebro a entender que aquilo é importante fazer diariamente. Aí e ele pega e põe isso no "automático", assim como dirigir no começo, parece impossível controlar os pedais, o volante e, ao mesmo tempo, olhar para frente, para trás e para o lado, depois passamos as marchas e nem vemos!

O hábito facilita fazermos algo de que não gostamos muito, mas é necessário fazer, além de "liberar" o cérebro para outras decisões como criar novos hábitos, aprender alguma coisa nova, lidar com imprevistos. Basicamente, para criarmos um hábito, é necessário ter um "start" alguma coisa que nos lembre de fazer tal atividade e uma recompensa, algo prazeroso que me dá motivação para fazer aquilo!

Por exemplo, para criar o hábito de correr, pela manhã, deixe seu tênis ao lado da cama no dia anterior. Quando acordar, ao vê-lo te dará o "start" para a atividade. Também cole na porta da geladeira a foto daquela celebridade com aquele corpão que você gostaria de ter! Assim sempre que te der preguiça de se exercitar, você verá sua motivação e, sempre que pensar em abrir a geladeira para comer um doce, trocará por um alimento com menos calorias!

Leitura obrigatória (livro sensacional!) é o best-seller: O poder do hábito, de Charles Duhigg (autor também do "Mais rápido e melhor", outro que indico super também!). O livro fala de como os hábitos funcionam e como isso faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso, além de mostrar como criá-los e reprogramar seu cérebro para substituir os ruins.

Agora que você já sabe de tudo isso, pare de se autossabotar! Crie bons hábitos! Tenha disciplina! É que ela transforma suas decisões em hábitos! É ela que te faz fazer o que precisa ser feito nos dias em que não está motivado! Pense positivo! Tome decisões de sucesso, de cura, de prosperidade e trace ações para que virem hábitos! O que você vive é reflexo do seu mapa mental, das suas visualizações! Visualize seus objetivos alcançados, especifique cada detalhe na sua mente e desenhe seu plano! Você vai ver como sua vida vai mudar!

Quer criar bons hábitos ou substituir os maus? Quer fazer o seu cérebro começar a trabalhar para você? Quer tirar do papel planos que vão mudar sua vida, mas não sabe por onde começar? Me mande uma mensagem e me siga nas redes sociais.

11 97295 8274

carola.magnabosco@hotmail.com 

Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras Agro.


PUBLIQUE NO BLOG!