Blog Esalqueanos

Autorresponsabilidade: você tem o poder! (Xitus, F2006)

27/07/2018 - Por carolina magnabosco
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

7835 views 1 Gostei 0 Não gostei

Mineirices à parte, a autorresponsabilidade é aquele "trem" que te leva para frente, que te faz parar de fazer coisas legais, como ficar horas nas redes sociais, para fazer o que é preciso ser feito, como estudar, por exemplo! Que te faz o único e absoluto dono das suas escolhas e das consequências delas!

     Nossa estou me sentindo o Jim Carrey naquele filme "Todo Poderoso"! Pois é, parece legal, mas nem sempre é fácil e simples ser o "dono do boteco"! Autorresponsabilidade requer maturidade, requer mudança, requer lidar com erros e acertos diariamente e recomeçar mil vezes e, principalmente, requer disciplina e ação!

     O engraçado é que desde pequeno nós ficamos esperando! Esperamos nossos pais, a professora, o amigo, o chefe, o namorado, o Coach, Deus para resolver nossos problemas! Às vezes passamos a vida esperando um milagre! Esperando que um estágio "apareça", que eu aprenda aquele assunto dormindo, que o emprego dos sonhos bata à nossa porta, que aquela ideia genial caia do céu, que eu emagreça sem esforço!

     Temos o hábito de colocar nosso destino e nossa felicidade na mão de terceiros o tempo todo! É mais fácil ter alguém para culpar! É mais fácil dizer que tive azar do que assumir que eu não tive foi vontade e competência, que ao invés de agir e fazer o que precisava ser feito, eu preferi me ocupar com distrações ou ficar esperando alguém fazer por mim!

     Leva um certo tempo e um par de tombos até percebermos que nós temos o poder! Que nós somos os donos da nossa vida e do nosso destino, que nós e, somente nós, somos responsáveis por nossos ganhos e pelas perdas, e isso faz toda a diferença! Largar mão da posição de vítima da vida, da mãe, do chefe, do ex-namorado, do presidente da república, da crise e se tornar o piloto do seu barco te faz crescer, te faz evoluir, te faz aprender, te faz persistir independente do problema!

     A partir do momento que tenho autorresponsabilidade e disciplina, a minha vida melhora. Melhora porque se sei que sou o único responsável, eu vou me esforçar mais, eu vou planejar melhor minhas ações, minhas palavras, vou organizar melhor o meu tempo, vou investir mais em cursos e livros do que em festas e, principalmente, vou tirar a bunda do sofá e agir porque não tem mais ninguém que fará isso por mim!

     Comece por ações pequenas, fáceis, mas comece hoje! Faça uma lista de coisas que você vem procrastinando a tempos e que farão diferença em sua vida! Com o exercício, seu caminho vai se tornando cada vez mais claro, você começa a fazer escolhas mais conscientes, a acertar mais, vai adquirindo mais confiança e agilidade para executar planos mais complexos, vai ampliando sua mente para encontrar novas possibilidades, novas soluções e, o mais importante: seu cérebro acredita que realmente você tem o poder!

     Esse é o pulo do gato! Se nosso cérebro acredita, podemos qualquer coisa! Mas isso é assunto para o próximo texto onde falarei como a criação de bons hábitos está diretamente ligado ao nosso sucesso seja profissional ou pessoal!

     Está procrastinando algo importante por estar paralisado por insucessos e crenças? Quer desenvolver sua autorresponsabilidade e ser o dono da sua vida e do seu destino? Me mande uma mensagem!

11 97295 8274

carola.magnabosco@hotmail.com 

Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras Agro.


PUBLIQUE NO BLOG!