Blog Esalqueanos

Amostradores Sondaterra (Ona; Aluno de Graduação)

07/05/2018 - Por afonso r. camponez do brasil
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11708 views 1 Gostei 0 Não gostei

Amostradores Sondaterra

Quando pensamos em agricultura de alta produtividade, diversos fatores influenciam para o alto rendimento da cultura, e um dos mais importantes, é atender as necessidades nutricionais da planta durante todo o seu ciclo, pois, na maioria das vezes o solo não é capaz de fornecer todos os nutrientes, sendo necessário recorrer à adubação do solo para suprir essas deficiências.

Para que essa adubação seja realizada de forma correta, é preciso fazer uma análise química do solo, para podermos saber a quantidade dos principais nutrientes que estarão disponíveis para as plantas, e o quanto necessitaremos disponibilizar e repor ao solo de forma economicamente viável.

         De maneira geral, a análise de solo é formada por uma corrente: coleta de amostras, análise química, interpretação dos resultados e recomendação técnica, sendo o elo mais fraco dessa corrente, a coleta de amostras, pois geralmente é realizada por pessoas sem experiência ou capacitação, diferente das outras etapas da análise.

A preocupação com a qualidade dessa operação não é de hoje, no ano de 1967, o professor Dr. Moacyr de Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho (in-memorian F-48), mais conhecido como Brasil Sobrinho na literatura, participando de um curso de especialização no estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos, verificou que eles tinham as mesmas dificuldades que o Brasil, para coletar amostras de solo com qualidade.

Nessa época, as coletas eram realizadas utilizando ferramentas comuns para outras operações agrícolas, como enxadas, enxadões, pás retas ou trados do tipo holandês, pois as coletas só eram feitas até a profundidade de zero a 20 centímetros. Com o aumento da necessidade dos estudos em outras profundidades, 20 a 40cm e 40 a 60cm, verificou-se que essas ferramentas não eram adequadas, pois misturavam as profundidades dos perfis de solo, mascarando os resultados das análises.

No ano de 1990, Dr. Moacyr conseguiu finalmente completar a sua ideia, fundando ao lado de seu filho René Porfirio Camponez do Brasil, a empresa Bravifer, e no mesmo ano lançaram no mercado o amostrador tipo sonda, batizado de Sondaterra, que facilitou a operação de extração de solo de forma homogênea e sem contaminações, padronizando assim as coletas de amostras.

 Picture1.png

O programa Globo Rural, em 1993, apresentou o Sistema Informatizado de Recomendação Agropecuário (SIRA), idealizado pelo Departamento de Solos da ESALQ, que utilizava a Sondaterra como a ferramenta padrão para coleta de amostras, e a partir dessa reportagem, a sonda passou a ser muito utilizada para coleta de amostras em todo o país.

Picture2.png 

         A partir do ano de 2006, com a entrada na sociedade da empresa do agrônomo Eugenio Lorenzo Caputi (Geninho – F-79), a empresa aumentou sua linha de produtos, ampliando a área de atuação no setor agropecuário, completando nesse ano 28 anos de atividades e serviços prestados à diversos países. Para aqueles que precisarem, a Sondaterra Equipamentos Agronômicos está localizada na cidade de Piracicaba - SP, www.sondaterra.com - (19) 3434-7803.

Por Afonso R. Camponez do Brasil (Cursando Agronomia) Bixo Ona, Nativo

PUBLIQUE NO BLOG!