Blog Esalqueanos

Adealq...cumprindo missão vitoriosa (Vavá; F66)

29/12/2023 - Por evaristo marzabal neves
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

561 views 7 Gostei 1 Não gostei

A Associação dos Ex-Alunos da Esalq/ADEALQ completou 80 anos em 2023. Em seu site/www.adealq.org.br encontra-se o seguinte registro: "Em reunião realizada no Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), no dia 5 de dezembro de 1943, foi fundada a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ADEALQ. Nesta reunião, presidida pelo Prof. José de Melo Moraes, foi feita a leitura do anteprojeto do Estatuto que propunha o seguinte objetivo: ´Sociedade destinada a promover a aproximação intelectual entre os ex-alunos da ESALQ e mantê-los em permanente contato com este estabelecimento a fim de que possam, unidos, cooperar pelo seu engrandecimento´".


Na linha do tempo da Associação há registro de que o grande impulso para que esta associação viesse a se tornar uma importante parceira da ESALQ se deu em 1957, via lei estadual n. 3.837 que instituiu a Semana Luiz de Queiroz, e que teve suas atividades regulamentadas em 1976, através do decreto n. 7.831, assinado pelo então Governador do Estado Paulo Egydio Martins. Foi a partir de 1976 que as atividades da Adealq se intensificaram, tendo neste mesmo ano participado da organização da ´Semana Luiz de Queiroz´ que comemorou o 75º Aniversário da Esalq, fundada em 1901.


De 1976 em diante passou a programar junto com a Diretoria da Esalq, as atividades da Semana ´Luiz de Queiroz´, em torno de 12 de outubro, que culmina no sábado com a reunião de confraternização dos ex-alunos, principalmente os que comemoram quinquênios. No sábado ocorre a Sessão Solene de Encerramento, no período da manhã e o churrasco, a partir do meio dia.


Pasme! Neste ano comemorativo dos 80 anos foi batido o recorde de participantes no churrasco com o número de adesões batendo em  2.473 (1.071 ex-alunos + 1.105 acompanhantes + 297 crianças pagantes e não pagantes) e 236 participantes na sessão solene (91 ex-alunos + 145 acompanhantes), totalizando 2.709 adesões. Para um comparativo com 2022, participantes que aderiram ao churrasco foi 2.449 (1.237 ex-alunos + 954 acompanhantes + 258 crianças pagantes e não pagantes).


Um detalhe adicional: Na sessão solene é anunciado e premiado o ex-aluno que realiza o maior número de adesões. Neste ano, comemorando seu Jubileu de Ouro/Turma de Dezembro/F-73, foi anunciado Claudio Richter com 16 e Carlos Roberto de Faria com 15 acompanhantes. Uma curiosidade: em 2023, comemoraram Jubileu de Ouro duas turmas, a do meio do ano, turma de 4,5 anos do curso, e a de fim de ano (turma de 5 anos).


Nesta oportunidade convido o ex-aluno que ainda não se tornou sócio mantenedor que faça sua adesão e, neste sentido que visite nosso site (www.adealq.org.br) e verifique as diversas formas de se tornar sócio. Desta forma, estará registrando seu sentimento de gratidão a uma instituição de renome internacional que lhe favoreceu com  conhecimento técnico-científico, competitivo e facilitador para o ´day after´ à colação de grau.


Em nosso site o ex-aluno encontrará diversos tipos de adesões: Recém-formado -2024; Social - 2024; Tradicional - 2024; Tradicional Quinquenal 2024-2028 e Vitalícia Eterna. O destino dos recursos captados tem sido distribuído em 10% para bolsas - Programa de Permanência Universitária ´Waldomiro Shiguero Myiada´ (exceção à Adesão Social que destina 50% para este Programa) e 90% para gestão administrativa, sede, site, aplicativo e outros programas, nestes o incondicional apoio ao Campus Luiz de Queiroz, como um dos parceiros da Esalq.


Para alimentar a curiosidade do ex-aluno, visite o nosso site - www.adealq.org.br e tome conhecimento do muito que a Adealq representa para a Esalq, clicando em Institucional, Eventos, Conteúdo, Loja Virtual. Por exemplo, em Institucional - nossos Números tomará ciência que em 2023 havia o registro de 9.403 Esalqueanos Ativos; temporalmente, 439 Repúblicas; 309 Empresas de Esalqueanos, 1.553 artigos publicados em nosso blog (www.adealq.org.br/blog); 252 vagas publicadas; 248 Publicadores de conteúdo. Há vídeos históricos, sobre as Sessões Solenes, etc. Não se pode omitir dentro de seu objetivo central de manter unidos (eternamente) os esalqueanos para cooperar e colaborar para o engrandecimento de nossa escola, permeando a união dos esalqueanos, com base numa sociedade interativa e colaborativa a sua expansão para o mundo. Nesta direção, segundo o atual presidente Marcelo Santos/Beleza F-91, é preciso contabilizar as ´filiais´ da matriz (meu adendo), hoje em número de 68 associações regionais de ex-alunos em quase todos os estados do Brasil e também na Europa, América do Norte, Sudeste Asiático e Japão.


Precisa de mais? Mãos a obra. Visite nosso site e saiba de nossa grandeza e de quanto podemos colaborar com nossa Esalq...´cumprindo missão vitoriosa´ ...eternamente.

PUBLIQUE NO BLOG!